Sistema agroflorestal: O que é e como funciona?

O sistema agroflorestal, agrofloresta, permacultura ou agricultura sintrópica é uma tecnologia agrícola cada vez mais difundida no Brasil. Trata-se de produzir alimentos reproduzindo a dinâmica e os processos da natureza, criando micro ambientes propícios para uma produção intensificada e diversificada.

É uma atividade que promove a recuperação de áreas degradadas ou pouco produtivas, ao mesmo tempo em que se produz alimentos. É baseada no ecossistema natural, onde espécies florestais são cultivadas juntamente às espécies agrícolas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você entenda como funciona o sistema agroflorestal e os seus benefícios. Acompanhe!

O que é sistema agroflorestal?

É uma forma de produzir alimentos utilizando os próprios princípios da natureza, combinando o cultivo de espécies arborícolas com produção agrícola para comercialização ou consumo próprio. Este sistema promove a recuperação e se beneficia através do melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, como luz, solo, matéria orgânica, água e defesas naturais.

Vale ressaltar que, agroquímicos geralmente não são utilizados neste sistema, pois vão contra a sucessão natural.

São utilizados apenas os recursos locais para suprir o cultivo, em geral somente sementes, mudas, tubérculos, raízes tuberosas, bulbos e semelhantes externos são empregados, normalmente no início da implantação do sistema ou na agregação de uma nova espécie.

Como funciona o sistema agroflorestal?

O planejamento da atividade e o conhecimento sobre as espécies a serem cultivadas são essenciais para a execução correta do sistema. Isto porque cada uma possui características próprias como tamanho, tempo de crescimento, ciclo produtivo, necessidade de nutrientes, exposição solar, quantidade de água, massa orgânica, dentre outras.

As árvores maiores, produtoras ou não de alimentos possuem papel fundamental em todo processo, elas são responsáveis por fornecer todos os recursos necessários às plantas cultivadas para produção. Pois realizam o sombreamento por tempo correto, retém a água no solo e principalmente fornece a matéria orgânica necessária para potencializar a fertilidade do terreno.

A poda das árvores é a atividade chave no sistema agroflorestal, é uma das mais importantes tarefas, com ela é possível reproduzir e acelerar os processos da natureza em favor do cultivo. Ao realizar as podas, em momentos planejados, se obtém os efeitos desejados como a regulação da temperatura e umidade do ambiente, controle da fotossíntese, retenção de água no solo e oferta de nutrientes.

A água e a Agrofloresta

Após a implementação plena do sistema agroflorestal, é possível ver uma regeneração surpreendente da área e efeitos interessantes aparecem, dentre eles está o ressurgimento natural de nascentes de água, possibilitando até a formação de rios ou riachos com o passar do tempo.

No entanto este processo de reafloramento de olhos d’água é lento e pode levar anos para ocorrer, diante disso saber manejar a água de forma a acelerar o processo é imprescindível. Uma maneira de fazer isso é através de uma irrigação simples e em períodos curtos, como uma forma de estímulo do sistema, justamente para simular as ações da natureza e ainda preservar este recurso tão necessário.

Uma alternativa econômica e sustentável de se bombear água para este sistema é a solução de Bomba à Roda D’água, com ela é possível transportar água de locais distantes e com grande altura de desnível até um reservatório central. A partir deste ponto é possível abastecer os locais de irrigação através do gotejamento, por exemplo.

O uso de Bomba à Roda D’água para o abastecimento também de uma agrofloresta corrobora em todos os aspectos para este tipo de sistema. Isto se dá pelo fato de não necessitar de energia elétrica e nem combustível para funcionar, utilizando a própria energia da água já disponível em um curso d’água para o seu acionamento.

Ações como esta tem o objetivo de favorecer ainda mais a produção agroflorestal, com resultados ampliados e em total harmonia com o meio ambiente.

Este tipo de produção atrai cada vez mais o interesse dos consumidores, pois são cultivados de forma natural e ecologicamente correta, se destacando no mercado devido a não utilização de elementos químicos.

Onde o sistema se aplica?

O sistema agroflorestal pode ser aplicado em diversos tipos de culturas e em inúmeras composições, arranjos e biomas brasileiros, abrangendo desde a agricultura familiar, artesanal e de pequena escala, até culturas mais técnicas e mecanizadas.

Quais são os benefícios da agrofloresta?

A conciliação da recuperação de áreas degradadas com a produção de alimentos traz inúmeros benefícios, tanto sustentáveis como econômicos. Entre algumas dessas vantagens, podemos citar:

  • redução da erosão do terreno;
  • aumento da infiltração de água;
  • recuperação da fertilidade do solo;
  • restauração e conservação de rios e nascentes;
  • aumento da diversidade de espécies;
  • baixo custo de implantação e manutenção, principalmente por pequenos agricultores;
  • redução de custos com insumos externos;
  • diversificação da produção;
  • melhora na qualidade dos alimentos para os consumidores e populações rurais;
  • preservação da flora nativa.

Qual o valor agregado?

As práticas agroflorestais têm apresentado um grande diferencial com a valorização de seus produtos, que tendem a ser superiores às produções de monoculturas. Os selos de certificação, por exemplo, podem ser diferenciais no mercado, com uma diferença clara entre estes dois métodos de produção agrícola.

Isso ocorre pois a tecnologia agroflorestal possibilita preencher lacunas importantes na produção de alimentos para o planeta, como questões econômicas, ambientais e sociais, agregando mais valor de mercado aos produtos.

Assim, possibilita uma abordagem mais sustentável e integrada à natureza com uma melhor gestão agrícola, onde movimenta a economia das comunidades e potencializa os lucros da produção, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais, o clima, a fauna e a flora.

Além disso, para este sistema existem tecnologias e infraestruturas que visam aproveitar ao máximo os recursos naturais como a água, sendo uma ótima opção para quem deseja iniciar um novo projeto ou melhorar o abastecimento da propriedade rural. Como já mencionada, uma destas soluções práticas é a utilização de Bomba à Roda D`água Rochfer, que tem a capacidade de elevar a água a partir de pequenas quedas d’água e pouca vazão de acionamento, sem custo energia elétrica.

O funcionamento é simples e eficiente, pois a partir de uma Roda D’água se movimenta os pistões da bomba, que de forma alternada succionam e pressionam a água constantemente, com confiabilidade, economia, durabilidade e sustentabilidade. Benefícios que colaboram com a produção agroflorestal, abastecimento para o uso doméstico e as demais atividades.

Esse conteúdo foi interessante para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas também possam ter acesso às informações valiosas como essas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *