Roda D'água Rochfer e bomba carneiro

Carneiro hidráulico e Bomba à Roda d’água: saiba a diferença

Uma propriedade rural necessita de um abastecimento de água não só para suas atividades básicas, mas também para a realização de toda as práticas agropecuárias. Por isso, é fundamental encontrar a forma mais eficiente de levar esse recurso até o local necessário.

Bombeamento de água no campo

Utilizar bombas elétricas para transportar água implica em vários custos como: perfuração de poços, consumo constante de energia elétrica, queimas frequentes do motor, cabos de energia, baterias, chaves, disjuntores, transformadores e de diversos outros acessórios elétricos necessários para o funcionamento. Toda essa infraestrutura é pesada e responsável por consumir grande parte das margens de lucro do agronegócio, além do risco de deixar a produção agrícola sem água em momentos cruciais.

Duas soluções alternativas que não utilizam energia elétrica são utilizadas no campo: o carneiro hidráulico e as Bombas à Roda D’água. Ainda que os dois equipamentos utilizam a energia hidráulica gratuita para seus acionamentos, há profundas diferenças entre estas soluções e que fazem toda a diferença, tanto nos custos de produção agropecuária de uma forma geral mas principalmente na eficiência do abastecimento de água na propriedade rural.

É baseado nisso que temos a oportunidade única de aproveitar os recursos hidráulicos e utilizá-los em nosso favor. Por isso, vamos mostrar a seguir as principais diferenças entre elas. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto.

Como funciona o carneiro hidráulico?

O carneiro hidráulico é um sistema de bombeamento de água que, a partir de fontes como (açudes, lagos, riachos, entre outros) no qual utiliza-se uma mola para conseguir pressionar a água bombeada através de uma tubulação.

A própria água, ao descer por uma tubulação de uma determinada altura, entra em seu sistema e empurra uma válvula que é pressionada por uma mola. A mola então é comprimida até o seu limite e retorna realizando um golpe. Com isso, empurra-se uma pequena quantidade dessa água, em um ciclo contínuo, até que chegue ao reservatório acima, um pouco de cada vez.

Seu nome deve-se, principalmente, pelo fato de ser semelhante às cabeçadas tradicionais dos carneiros. Porém, também podemos encontrar este equipamento com os nomes de aríete, bomba-martelo ou simplesmente bomba carneiro.

A cada golpe da mola ele envia uma pequena quantidade de água terreno acima. Ou seja, a fonte de água de acionamento e bombeamento está em uma altura menor do que o destino, mas em muito maior quantidade do que a água bombeada.

Essa diferença de altura e volume é o que faz a conversão da energia, porém é necessário muita água e grande altura para acioná-lo, ainda sim é enviado pouquíssima água e em uma baixa altura. Isso significa que este sistema possui pouca eficiência, diferentemente de uma Bomba à Roda D’água.

Vale destacar que uma grande limitação do carneiro hidráulico é que a água bombeada é necessariamente a mesma de acionamento, que na maioria dos casos são originárias de fontes não potáveis ou de baixa qualidade como de lagos, represas ou rios, já uma Bomba à Roda D’água pode utilizar uma água para o acionamento e outra água diferente para ser bombeada, podendo captar de um mina ou nascente por exemplo.

Como funciona a Bomba à Roda D’água?

A Bomba à Roda D’água, em contrapartida, utiliza um rotor hidráulico, assim como uma usina (ou seja, a Roda D’água) para bombear o recurso tão necessário na propriedade rural. Por meio do torque do diâmetro da roda, ela realiza a movimentação da bomba, tal como uma alavanca de chave de carro para trocar uma roda. Sendo assim, quanto mais longa for a chave, menor será o esforço necessário para conseguir desparafusar a roda de carro.

Isto significa que, com uma pequena quantidade de água já é possível acionar o equipamento, semelhante também com as marchas de uma bicicleta, diferente da bomba carneiro a Roda D’água necessita de pouca altura de queda para ser acionada, o que varia entre 1 m e 2,5 m de altura, suficiente apenas para posicionar a Roda embaixo do tubo de acionamento.

Princípio de funcionamento

A Roda D’água a ser utilizada depende exatamente da relação entre a altura de queda e o volume de água disponíveis no local, vários diâmetros e larguras são disponibilizadas, de acordo com essas variações para o acionamento e a altura a ser bombeada é dimensionado um tamanho de Roda e modelo de bomba diferente.

O princípio é semelhante ao sistema de marchas de uma bicicleta, onde a corrente, quando posicionada na catraca maior exige menor potência para movimentar, assim como Rodas D’água de diâmetros maiores, que necessitam de menos água para seu acionamento. Já em locais com menor altura de queda, se utiliza Rodas menores e mais largas, o que é compensado com uma maior quantidade de água para seu acionamento, assim como em uma catraca menor da bicicleta que exige mais força para girar, mas possibilita um deslocamento mais rápido, o que no caso das Rodas D’água possibilita uma maior rotação.

A Roda D’água por sua vez aciona uma bomba, que no movimento de sucção e compressão dos Pistões, bombeia a água em um ciclo contínuo até o local de destino, elevando mais água e em maiores alturas e distâncias do que o carneiro hidráulico.

Quais são as principais diferenças entre eles?

Mas o que diferencia cada um deles exatamente e de que forma é possível identificar qual deles é o melhor para a sua propriedade rural? Falaremos sobre isso a seguir.

Alcance

O carneiro hidráulico tem uma maior dificuldade para atender longas distâncias e lugares mais altos, tendo esse limitador como ponto a ser considerado em sua escolha. Se, por exemplo, você precisa que a água chegue no reservatório localizado no ponto mais alto da propriedade, este equipamento terá grandes limitações para isso.

A Bomba a Roda D’água permite que um volume maior de água possa ser bombeada para esses locais, promovendo o abastecimento seguro para às diversas atividades rurais, bem como é capaz de alcançar maiores distâncias, diferentemente do carneiro hidráulico.

Eficiência

Ao falarmos de eficiência, estamos abordando a capacidade de um equipamento conseguir realizar um maior trabalho com a mesma quantidade de energia.

Afinal, carneiro hidráulico e Bombas a Roda D’água possuem a mesma fonte de energia para serem acionados. Porém, em questão de aproveitamento energético a Bomba à Roda D’água possui muito mais eficiência, pois é capaz de fazer um trabalho maior a partir da mesma potência.

Já o carneiro hidráulico precisa de muita água e uma maior altura de queda para poder funcionar e, ainda assim, realiza o bombeamento de um baixo volume de água. Enquanto isso, a Bomba à Roda D’água pode ser acionada com pouca água e altura, com capacidade de bombear um maior volume e para alturas maiores.

Versatilidade

Uma outra limitação do carneiro hidráulico é que necessariamente a água bombeada é a mesma que faz o seu acionamento, já a Bomba à Roda D’água é capaz de bombear a própria água de acionamento ou de outra fonte, como uma mina d’água ou nascente por exemplo, ou seja, é capaz de levar água de alta qualidade para o consumo rural, tanto de animais, plantas ou para o uso humano.

Durabilidade

Além de possuírem baixa eficiência, há no mercado uma série de Bombas carneiros caseiras, que são produzidas com materiais inapropriados e de baixa durabilidade. Algumas soluções podem parecer vantajosas mas não conseguem entregar o que prometem, isso porque equipamentos de bombeamento rurais são suscetíveis ao tempo e às intempéries, se o sistema não for durável, falhas frequentes comprometerá a produção rural e trazer grandes prejuízos.

Além da fácil instalação, as Bombas à Roda D’água Rochfer possuem um projeto altamente confiável, são produzidas com materiais ultra duráveis e de alta tecnologia, o que proporciona baixa necessidade de manutenção.

Confiabilidade

Em questão de confiabilidade, o carneiro tem alguns problemas. Isso porque ela pode facilmente entupir tanto o mecanismo quanto a mola. Isso ocorre, principalmente, pela presença de corpos sólidos, como folhas e galhos, que podem entrar no mecanismo e causar problemas frequentes.

Já na Bomba a Roda D’água a sujeira oriunda da água de acionamento consegue passar livremente. Ou seja, se tiver folhas, galhos, entre outros itens na água, ela conseguirá passar diretamente pela tubulação e pela Roda, sem entupimento e sem parar o funcionamento.

Tranquilidade

No acionamento da bomba carneiro, você escutará os ruídos dos golpes da mola a longas distâncias. Já a Bomba à Roda D’água tem como vantagem também, o fato de ter um som bem semelhante ao da água caindo — algo que é, inclusive, utilizado como forma de relaxamento por alguns consumidores, que fazem questão de instalá-la próximo a casa para usufruir do som da água caindo. Sendo assim, além de manter o reservatório sempre cheio, você pode aproveitar momentos confortantes ao som da Roda D’água.

Como escolher a melhor bomba à roda d’água?

Como você pôde perceber, a Bomba à Roda D’água é uma opção muito vantajosa para a sua propriedade. Porém, é fundamental escolher um equipamento confiável e de qualidade, dessa forma você obtém um abastecimento de água seguro, eficiente e econômico.

Conte com quem pode lhe fornecer a melhor solução e atendimento, garantindo assim a melhor experiência para você e seu agronegócio.

Agora você sabe as diferenças entre carneiro hidráulico e Bomba à Roda D’água. Se deseja descobrir qual melhor conjunto de Bomba e Roda D’água se encaixa pra você? Faça agora um dimensionamento em nosso site!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *