Passo a passo de como instalar uma Roda d’água

Produtores rurais estão sempre em busca de alternativas que reduzem os custos de produção agrícola, inclusive para bombear o insumo mais valioso, a água. Um desses recursos é a instalação de uma bomba à roda d’água, que dispensa gastos para furar poços e ainda promove grande economia de energia elétrica, além de ser uma saída sustentável. No entanto, uma dúvida muito comum é: como instalar uma roda d’água e obter os seus benefícios?

Sua instalação é simples, pois o conjunto é composto apenas por uma bomba, uma roda d’água para o acionamento e um suporte. Esse dispositivo bombeia água por uma longa distância até o local desejado, utilizando somente a própria água, sem gastar energia elétrica ou combustível fóssil, necessitando apenas de uma pequena altura de queda e pouco volume de água para funcionar.

Interessou-se pelo assunto? Então, confira a seguir o passo a passo para instalar sua bomba à roda d’água por conta própria e de modo simples.

Quais os principais passos para instalar uma Roda d’água?

Primeiramente, é recomendado que o local de instalação seja adequado, isto é, que possuam fontes de água para a captação que pode ser de lagos, rios e açudes ou de minas e nascentes, dependendo da qualidade da água e da finalidade de consumo, e para o acionamento da roda d’água. Posteriormente, basta seguir alguns passos para aderir à benfeitoria. Confira na sequencia.

Considerar a altura da queda para posicionar a roda d’água

Para a instalação e a escolha do tamanho da roda, a altura da queda precisa ser considerada, devendo ter um desnível entre a superfície da água de acionamento e o solo, juntamente com o volume da água para o acionamento essa altura é necessária para determinar a energia potencial existente no local, ou seja, a potência disponível para acionar o equipamento e suas capacidades de bombeamento. Para isso, é preciso mensurar a altura de queda disponível para determinar o diâmetro e largura ideal da roda d’água. É necessário ter, no mínimo, um metro de altura de queda para acionar o sistema. Os locais mais propícios para se encontrar uma boa altura de queda e onde será instalada a bomba são:

  1. Saídas de lagos ou represas, através de aterros, barragens, ou dreno;
  2. Nos declives ou cachoeiras presentes ao longo de rios, riachos, ribeirões ou córregos;
  3. Através da técnica de estaqueamento, onde se instala estacas que sustentam a tubulação ao longo do declive do terreno, por uma distância suficiente para ganhar altura.

Determinar o volume necessário para acionar a Roda d’água

Essa é a medida de vazão, que será necessária para que todo o sistema funcione. Para determiná-la, basta canalizar um percurso da fonte de água que será utilizada para o acionamento e usar um recipiente de volume conhecido para a medição, e com o auxilio de um cronômetro mede-se tempo de enchimento, ao final basta dividir a capacidade em litros do recipiente pelo tempo em segundos do preenchimento. Permitindo obter a quantidade de água para acionamento em litros por segundos e para uma medição mais precisa, realize três medições, some todas elas e divida por três.

Exemplo: Se um recipiente de 20 litros for preenchido em 5 segundos, divide se 20/5, teremos então 4 L/s disponíveis para o acionamento. A capacidade do recipiente deve ser levada em conta, pois para vazões maiores será necessário utilizar tambores de 50, 70, 100, 150 ou 200 L. É importante considerar também que a medição deve ser feita em períodos de estiagem, pois a variação da água pode afetar o funcionamento da bomba.

Verificar a altura e distância do bombeamento

Aqui, estamos nos referindo ao desnível e à distância desde a bomba à roda d’água até o local onde estará o reservatório ou o ponto de abastecimento. Com isso, é possível ter as medidas corretas das tubulações que serão utilizadas, bem como o trabalho que o equipamento deverá realizar.

Com esses levantamentos e medições em mãos, pode-se definir quais serão os materiais necessários que serão utilizados, bem como a capacidade do conjunto bomba e roda, podendo assim dar início ao projeto de instalação.

Destaca-se que o produtor contará com um sistema econômico, eficaz e extremamente seguro, podendo desfrutar de alguns benefícios, como:

  • alta durabilidade e confiabilidade;
  • zero gasto com energia elétrica;
  • baixa manutenção;
  • dispensa a utilização de poços;
  • não queima;
  • funcionamento dia e noite, sem depender do sol;
  • resistência às intempéries;
  • desnecessidade de fios e baterias.

Com essas dicas, as propriedades rurais podem se beneficiar do sistema de bomba à roda d’água, mas desde que os equipamentos utilizados possuam confiabilidade e eficiência. Isso a Rochfer pode oferecer, pois é uma empresa criadora do segmento e especializada em bombas à roda d’água, trazendo equipamentos com alta durabilidade e que atravessam décadas, já que são feitos para durar.

Entendeu como instalar uma roda d’água e quer conhecer alguns equipamentos? Então, aproveite a visita e veja alguns conjuntos de bombas e rodas que podem ser ideais para o seu projeto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 thoughts on “Passo a passo de como instalar uma Roda d’água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *