Gado em pecuária sustentável

Pecuária sustentável: saiba o que é e como pode beneficiar seu negócio

A produção da tão essencial proteína em harmonia com o meio ambiente é o principal objetivo da pecuária sustentável. É uma questão que ganha cada vez notoriedade pelo atual cenário ambiental e geopolítico, provocando então, novas tendências mercadológicas.

Sendo assim, a pecuária sustentável, além de funcionar em consórcio com o meio ambiente, promove novas oportunidades de agregar mais valor à produção. Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira neste post como esta prática pode beneficiar o negócio agropecuário!

O que é a pecuária sustentável?

Com uma extensão territorial imensa, o Brasil é um dos líderes mundiais em pecuária e conta com uma produção elevada, atendendo o mercado nacional e internacional. Como é uma atividade diretamente relacionada à natureza, uma produção que trabalha em conjunto com o meio ambiente pode trazer ótimos resultados.

Diante dessa demanda surgiu o conceito da pecuária sustentável, que é o desenvolvimento de técnicas que visam produzir alimentos de forma a equilibrar os processos naturais com a produção animal. Ou seja, produzir alimentos com rentabilidade e de forma consciente, adotando estratégias específicas para este objetivo.

Em poucas palavras é uma maneira de garantir a disponibilidade de alimentos e manter um ambiente saudável e perene.

Quais práticas são importantes?

A pecuária sustentável é uma prática que visa a produção de alimentos com responsabilidade social, consciência ambiental e bem estar animal, de forma viável e rentável. Sendo assim, consiste em adotar medidas que, além de garantir a eficiência do processo produtivo, funcionam em simbiose com o meio natural.

Veja como dar o primeiro passo rumo à pecuária sustentável!

Manejo de pastagem

Acontece por meio de divisões da área em piquetes de pastagem, direcionando o gado para espaços que já passaram por um tempo de descanso. Isso permite a recomposição das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, fazendo com que a vegetação forrageira cresça novamente, recuperando as raízes e evitando a ocorrência de erosões.

Com esse manejo, o gado sempre vai ter pastagem disponível, o que ajuda a superar os momentos de seca, pois nestes períodos o crescimento da forragem é reduzido e a disponibilidade de piquetes com pasto descansado evita o colapso na oferta de alimentos para os animais.

Consórcio com a floresta

Além de manter as árvores nativas e as matas ciliares de pé para regular a água, o clima e o solo muitas propriedades adotam o reflorestamento ou o plantio de árvores como o eucalipto. Árvores deste tipo possuem papel fundamental na fertilidade do solo, pois extraem águas profundas e trazem para a superfície, mantendo a umidade do solo, além de regular a fotossíntese, proporcionando maior crescimento e vigor da pastagem.

Outra função importante das árvores é oferecer sombra para os animais, favorecendo também uma mais rápida engorda, menor consumo de água e o bem estar animal. Desta forma é possível suportar melhor os períodos de seca, além de possibilitar uma alta taxa de lotação, que pode variar entre 2,5 animais por hectare em épocas de estiagem e 5 animais por hectare no período das águas.

Preservação dos recursos hídricos

Boas práticas para preservar os cursos d’água são indispensáveis. A mata ciliar nativa é imprescindível para manter a água de superfície e a saudabilidade do ecossistema. Ter que recorrer ao abastecimento provindo de água do subsolo torna este recurso cada vez mais escasso no médio e longo prazo, exigindo mais custos com a perfuração cada vez mais frequentes de poços, degradando o ambiente como um todo, até um ponto que a recuperação e a produção se torna inviável econômica e ambientalmente.

Os recursos hidráulicos de superfície são altamente valiosos e demonstra que o ambiente está em seu pleno vigor. Já que mantém os rios sempre abastecidos e proporciona uma pecuária mais produtiva e viável, pois é possível utilizar a própria água superficial como força motriz para acionar uma Bomba à Roda D’água por exemplo, que envia água até onde o gado está, sem consumir energia elétrica.

Através desta solução é possível disponibilizar bebedouros próximos do rebanho, pois evita o deslocamento dos animais para encontrar água, impedindo o consumo diretamente nos rios ou lagos. Esta prática última provoca efeitos indesejados, pois além do pisoteio causar o assoreamento destas fontes, a qualidade da água fica comprometida, já que os animais podem se contaminar, perdendo produtividade ao consumir a mesma água onde realizam suas necessidades fisiológicas.

Como a sustentabilidade beneficia a pecuária?

Nos dias atuais, uma produção sustentável contribui para que o negócio seja bem-visto no mercado. Contudo, agrega valor de forma substancial não somente para o meio ambiente, mas para a qualidade de vida humana e bem estar animal, além de possibilitar melhores retornos financeiros.

Entenda a seguir como produzir proteína de forma sustentável pode agregar mais valor ao agronegócio!

Sustentabilidade e os recursos naturais

A utilização racional dos recursos naturais é um fator que faz toda a diferença nos processos produtivos. Por meio de boas práticas agropecuárias e de sustentabilidade é possível evitar desperdícios, aproveitar melhor a água e o solo, reduzir consumo de energia elétrica e ainda aumentar a produtividade por área.

As florestas possuem possuem papel fundamental na regulação climática, mantendo os regimes de chuva, onde essa água se infiltra no solo até os lençóis freáticos e alimenta os rios. Com grande importância também, as matas proporcionam o controle natural do ambiente, o que é conhecido como serviços ecossistêmicos, pois é uma fonte de inimigos naturais, evitando que pragas e doenças causem grandes prejuízos aos produtores rurais.

Redução dos custos de produção

Para se adequar à uma produção mais sustentável e com rentabilidade é necessário rever os processos e identificar onde é possível aproveitar melhor os recursos já disponíveis como a água. Dessa forma, você vai notar que essa readequação proporciona economia e mais retorno financeiro. Tudo pode ficar ainda mais vantajoso com o uso da energia hidráulica gratuita, disponível nos rios e lagos e que está sendo desperdiçada.

 Produtos sustentáveis

Ter produtos reconhecidos como sustentáveis é um grande diferencial, agrega mais valor à produção e abre cada vez mais opções de mercado, que aumentam suas exigências quanto às origens dos produtos. Um exemplo disso é o selo da Carne Carbono Neutro — CCN, que certifica o gado criado em pecuária-floresta. Essa certificação foi desenvolvida pela Embrapa para demonstrar que a carne tem origem sustentável. Para esta certificação, toda a cadeia deve respeitar critérios de sustentabilidade, não só da porteira para dentro, mas também em relação à origem dos insumos vindos de fora.

Atender às demandas do consumidor

O mercado está cada vez mais criterioso, principalmente em relação às origens e formas de produção dos alimentos. Isso significa que os clientes preferem produtos mais saudáveis e produzidos de maneira ecologicamente responsável.

Sendo assim, a sustentabilidade agrega valor à pecuária, promovendo produtos mais saudáveis e transmitindo uma imagem de responsabilidade com o bem comum — a saúde e a preservação do habitat como um todo.

Além disso, significa utilizar a biodiversidade a favor de um sistema produtivo, ajudando a neutralizar as emissões de gases, por exemplo. Como o Código Florestal já submete o produtor rural a reservar parte da área para conservação da mata nativa, produzir de forma sustentável é a garantia de atender às leis e ainda estar à frente no mercado.

Cumprimento dos requisitos sociais

Este aspecto está relacionado com proporcionar moradia digna a todas as famílias moradoras e trabalhadores da fazenda, atender toda a legislação trabalhista e o que é mais fundamental, rentabilidade para manter as questões ambientais e sociais de pé, ou seja, uma produção economicamente viável.

Bomba Rochfer: ideal para uma produção sustentável

Para ser ambientalmente correto é preciso levar em consideração fatores cruciais, como o uso racional dos recursos, tal como água e a energia elétrica, esta por sua vez muito onerosa para se produzir e consumir, pois possui altos custos de produção e transformação, necessitando ainda de diversos equipamentos elétricos complexos, que além de serem suscetíveis à queimas frequentes, exigem o uso de mão de obra altamente qualificada e dispendiosa. Esses aspectos são determinantes e merecem atenção especial do produtor rural que deseja ter maior rentabilidade na pecuária sustentável.

Para tanto, a Rochfer oferece soluções ideias para beneficiar a pecuária, com Bombas à Roda d’água que proporcionam alta eficiência e grande economia. Com elas, você pode aumentar a produtividade e obter as melhores condições para o desenvolvimento dos animais.

As Bombas Roda D’água são ideais, pois não necessitam de energia elétrica, combustíveis ou baterias. Dessa forma, é uma solução sustentável que ajuda a reduzir os custos de produção, já que aproveita a energia hidráulica gratuita do local e que está sendo desperdiçada.

Além disso, a Rochfer oferece soluções personalizadas, ou seja, é realizada uma análise das condições básicas da propriedade rural para obter o conjunto de Bomba e Roda com o mais alto desempenho. Avaliando o volume disponível de água, relevo e distância, é possível dimensionar o produto adequado para a propriedade rural.

Assim, você terá uma solução de abastecimento de água altamente eficiente e confiável, bombeando longe e alto 24 horas por dia, contribuindo também para a sustentabilidade, reduzindo consumo de energia elétrica e eliminando gastos desnecessários.

Como percebeu, a pecuária sustentável cada vez mais vem ganhando preferência do mercado e de produtores rurais. Portanto, investir em boas práticas agropecuárias e sustentáveis garantem uma produção perene e com mais valor comercial.

Gostou do post? Agora que você entendeu mais sobre a pecuária sustentável, o que acha de dividir informações relevantes com outros produtores? Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e contribua para disseminar boas ideias!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.