4 dicas para melhorar a gestão rural de sua propriedade

Quem passa pelo desafio de ter que administrar uma fazenda sabe que a gestão rural não é nada simples. É preciso estar a atento a muitos aspectos, das condições ideais para a melhor produtividade no campo, até a organização burocrática desse tipo de negócio.

Antes, dominar a atividade de plantio ou criação de animais até podia ser suficiente. No entanto, hoje, é necessário entender um pouco mais sobre gestão e encarar as atividades como um empreendimento estruturado, especialmente quando o objetivo é o crescimento.

Se você quer saber mais sobre o assunto e conferir algumas dicas para melhorar a gestão rural da sua propriedade, continue a leitura!

1. Tenha um planejamento

Um planejamento é como um mapa a ser seguido para que você determine onde quer chegar e como fará para conquistar os seus objetivos. Ele resulta da união entre uma boa análise de cenário, que identifica as reais condições do seu agronegócio, e a projeção de metas viáveis, que farão com que você realize os seus planos.

É muito importante traçar essa rota, especialmente porque ela permite que você se prepare não apenas para as situações convencionais, mas também para as sazonalidades. Em um bom planejamento, você deve projetar quais ações deverão ser tomadas em casos de estiagem, problemas com a produção, pragas, doenças nos animais e assim por diante.

2. Faça a gestão de compras

O planejamento também influencia a sua gestão de compras. Nele, você consegue determinar a situação financeira do negócio, fazer uma projeção do fluxo de caixa e destinar recursos para eventuais investimentos. As compras devem estar em perfeito alinhamento com esse orçamento.

Realizar a gestão de compras é, basicamente, uma maneira de distribuir estrategicamente as aquisições para a propriedade, considerando suas demandas regulares e também aquelas sazonais. Para que ela seja eficiente, é preciso considerar também um controle rigoroso de estoque, para evitar compras desnecessárias ou a falta de insumos importantes.

3. Elimine intermediários nas negociações

As negociações são outra etapa importante na gestão rural. Em muitos casos, fechar algumas compras e vendas é um processo que passa por muitas pessoas, o que faz com que os interesses do seu negócio se percam. Por isso, prefira envolver-se pessoalmente com isso.

Quando você controla tudo o que acontece na sua propriedade, quais são os seus custos, a sua demanda, o seu potencial e as suas limitações, fica muito mais simples articular com um fornecedor ou cliente de forma mais vantajosa. Além disso, você, melhor do que ninguém, sabe quais são as concessões estratégicas que podem ser feitas.

4. Escolha bem os seus fornecedores

Um bom relacionamento com os fornecedores pode ser uma peça-chave para a gestão rural. Certifique-se de escolher aqueles que entendam os interesses do seu negócio e que estejam dispostos a atender às suas principais necessidades. É importante encontrar um bom equilíbrio entre preço, prazo de pagamento, fornecimento de suprimentos, qualidade dos produtos e assim por diante.

Procurar fornecedores confiáveis e que possam oferecer suporte técnico especializado, além de garantir o funcionamento das soluções é algo imprescindível. Tudo isso contribui para que você consiga manter uma gestão eficiente de estoque.

A gestão rural é indispensável para saber quais são as melhores escolhas para o agronegócio. Sem uma administração eficiente, você acaba tomando decisões meramente intuitivas e que podem se tornar perigosas para a sobrevivência da propriedade.

Quanto melhor você dominar esse processo de gerenciamento, mais fácil será identificar o momento certo para realizar melhorias, fazer investimentos em equipamentos, adotar ações de redução de custos, intensificar a produção, ampliar a capacidade e assim por diante.

Gostou deste conteúdo? Então, siga-nos no Facebook e no Instagram, e fique por dentro de nossos posts sobre gestão rural!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 thoughts on “4 dicas para melhorar a gestão rural de sua propriedade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *