Fácil acesso do gado à água: conheça a importância
Assim como para qualquer ser vivo, a água é um insumo essencial para o desenvolvimento e o bom funcionamento do organismo. No entanto, tal como nós, não é qualquer água que o gado deve ingerir, é fundamental que ela tenha ótima qualidade, ser livre de odores, límpida e fresca, à fim de propiciar um rebanho saudável e mais produtivo.
Os animais também precisam de água limpa e potável para garantir o melhor desempenho. Ao beber água diretamente de rios e lagos o animal pode facilmente ter sérios problemas de saúde, pois o gado defeca e urina na água, reduzindo a palatabilidade e principalmente adicionando contaminantes fecais — como por exemplo, o desenvolvimento de alguns parasitas, como coccidiose, leptospirose e salmonelose, que causam diarreia, baixo desempenho e riscos à sanidade dos animais.
O objetivo é que os animais se desenvolvam saudáveis e ganhem peso o mais rápido possível, desse modo, além da qualidade, o fácil acesso do gado à água é imprescindível e traz inúmeros benefícios para a produção pecuária.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para abordar os principais pontos que precisam ser considerados na hora de garantir o fácil acesso do gado à água e o bem-estar do animal. Boa leitura!
Qual é a importância de facilitar o acesso à água para o gado?
Em determinados locais de criação, os animais tem que se deslocar para beberem água nos rios, represas ou açudes, devendo andar longas distâncias, perdendo peso e consumindo calorias. Consequentemente, isso reflete no desempenho do gado, reduzindo a sua produtividade e diminuindo o lucro da propriedade rural.
Além disso, para o suprimento constante, os bovinos precisam ter água de boa qualidade para manter a fermentação adequada do rúmen, o fluxo correto do alimento, a boa absorção e digestão dos nutrientes e o volume ideal de sangue. Por isso, fornecer e facilitar o acesso a uma água de qualidade para o gado não é uma questão de luxo, mas sim uma necessidade para quem precisa aumentar a rentabilidade e o desempenho da produção.
Como devem ser distribuídos os bebedouros nas pastagens?
Para garantir o bom desempenho do gado e uma maior rentabilidade, é preciso que os animais tenham a água sempre à sua disposição. Contudo, a distribuição dos bebedouros nas pastagens deve ser bem planejada para que, em qualquer área de movimentação dos animais, eles possam ter fácil acesso.
Isso porque o gado chega a frequentar o bebedouro de três a sete vezes no dia e o distanciamento pode favorecer a redução do desempenho do animal. Para facilitar, o ideal é fazer uma boa distribuição dos bebedouros nos pastos e posicioná-los nos locais de maior permanência do rebanho.
Assim o gado terá água sempre ao lado, sem a necessidade de deslocar longas distâncias, isso faz com que os animais percam menos calorias, mantenham sua carne macia e ganhem peso mais rapidamente, pois no caso da pecuária de corte quanto mais arrobas, mais lucro para o produtor. Se o local possuir vários piquetes, instalar os bebedouros próximos das cercas pode otimizar a distribuição e facilitar a oferta de água.
O número de distribuição, bem como a capacidade dos bebedouros, deve ser calculado de acordo com a quantidade de bovinos a serem atendidos. O consumo médio de água por um único animal pode variar de 50 a 60 litros por dia.
Quais os problemas do mau posicionamento dos bebedouros?
O mau posicionamento dos bebedouros pode restringir o consumo de água pelos bovinos, assim como de outras criações. Consequentemente, essa condição pode causar inúmeras mudanças no organismo do animal, já que o gado não terá um estoque de água apropriado, sendo ela reabsorvida de alguns tecidos musculares em caso de escassez de líquidos. Além disso, há uma grande queda no consumo de alimentos, que pode se prolongar por dias, diminuindo o peso do animal.
A falta de planejamento no direcionamento dos bebedouros e a necessidade de ter que percorrer grandes áreas causam estresse hídrico no bovino, fazendo com que ele não atinja o peso adequado e resultando na produção de gerações mais fracas.
Além disso, locais que têm poucos ou nenhum bebedouro fazem com que o gado tenha que beber água em lagos e rios, podendo causar o assoreamento das margens e o consumo de má qualidade, já que os animais podem fazer as próprias necessidades fisiológicas no local e contaminar a água que ingerem, resultando em problemas e perdas na produção.
Por isso, os bebedouros devem ser bem posicionados para garantir o lucro com o sistema, fazendo com que o animal obtenha o consumo diário adequado e os negócios da fazenda continuem em expansão, mesmo diante das dificuldades no período de transição.
Como as Bombas à Roda D’água podem auxiliar?
Uma maneira inteligente de possibilitar o fácil acesso do gado à água é instalar um Bomba à Roda D’água. Essa é uma solução altamente eficaz e econômica para o fornecimento de água para todos os tipos de rebanhos, proporcionando várias vantagens, tais como:
- é capaz de bombear água de mina ou manancial, que possui alta qualidade ou de outra fonte qualquer;
- retira a água boa da propriedade, que, muitas vezes, fica no ponto mais baixo e envia até o reservatório principal, localizado no alto;
- bombeia água de qualidade mesmo em grandes alturas e distâncias, enviando até onde o gado está;
- reduzir custos, pois funciona sem energia elétrica ou combustível, aumentando a lucratividade da fazenda;
- agrega mais valor à produção, já que torna a produção pecuária mais sustentável.
Além disso, as Bombas à Roda D’água possuem a capacidade de bombear entre 1.000 e 100.000 litros por dia. Por exemplo, se um bovino consome cerca de 50 litros de água por dia, uma Bomba à Roda D’água com capacidade de bombear 10.000 litros por dia é capaz de abastecer 200 cabeças de gado diariamente. E dependendo da quantidade de animais e da disponibilidade de água para acionamento, é possível instalar mais bombas no mesmo local.
Por isso, uma ótima solução para manter o fácil acesso do gado à água é por meio da distribuição adequada de bebedouros e do Bombeamento à Roda D’água para os pastos e reservatórios. Fornecer água de alta qualidade, mesmo em grandes distâncias e alturas, de maneira confiável e sustentável, com uso de energia limpa e disponível gratuitamente é possível. Isso porque o sistema funciona 24 horas por dia, proporcionando menores custos de produção e o bem-estar animal.
Gostou do nosso conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos e parentes também possam ter conhecimento de informações valiosas como essas.
3 thoughts on “Fácil acesso do gado à água: conheça a importância”