Como bombear água no campo sem custo de energia elétrica
Tornar sua propriedade rural mais rentável envolve adotar medidas mais eficientes e que realmente tragam resultados. Uma delas é minimizar os custos internos, com o objetivo de tornar o seu negócio mais produtivo e garantir maior lucratividade.
Uma das formas de fazer isso é entender como reduzir custo de energia elétrica em propriedades rurais. Esse é um dos principais gastos na produção e aqui vamos mostrar como uma Bomba à Roda D’água pode ser a solução ideal para você aumentar seus ganhos.
Entenda mais sobre esse tema a seguir. Boa leitura!
O bombeamento de água no campo
Toda a execução da produção agrícola depende do fornecimento constante de água, sendo que um dos maiores custos e que impacta diretamente nos ganhos, é o alto consumo de energia elétrica, necessária para acionar bombas de motores.
Ao falar em bombeamento de água, alguns aspectos são levados em conta, como a distância e a altura entre a bomba e o reservatório, pois se deseja deslocar a água de um ponto mais baixo até outro mais alto da propriedade. Para uma bomba d’água a distância de bombeamento não exige grandes esforços, porém a altura de bombeamento necessita de motores de alta potência.
Praticamente toda a potência de uma bomba d’água é voltada para romper a coluna d’água morro acima. Até mesmo locais com pouca altura de bombeamento exigem motores de grande potência e com isso alto consumo de energia elétrica. Ou seja, quanto mais alto está o reservatório em relação a bomba d’água, maior é o custo de energia elétrica.
Uma alternativa para tentar contornar essa ineficiência de bombas d’água elétricas é utilizar o sistema de poço artesiano, mas isso implica em diversos custos além do equipamento, como perfuração, que se eleva de acordo com a profundidade e tipo de solo. Também há o risco de desabamento devido a solos argilosos e principalmente de secar, o que levará à necessidade de perfurar mais poços futuramente.
Destaca-se que bombas elétricas são suscetíveis a queimas frequentes, o que acarreta em substituições da bomba ou enrolamentos periódicos do motor, além de exigirem alto investimento em infraestrutura elétrica, necessária para o funcionamento do sistema como: cabos de energia, fusíveis, disjuntores, chaves, transformadores, dentre outros diversos componentes, que variam de custo e complexidade conforme o tipo, a potência do equipamento e a distância entre o local da bomba e do ponto de captação da energia elétrica.
Além dos altos custos de toda essa infraestrutura necessária, os sistemas elétricos requerem mão de obra altamente especializada e portanto onerosa, seja para instalar como para realizar os frequentes reparos, pois equipamentos elétricos e eletrônicos são extremamente complexos e exigem serviços minuciosos a cada intervenção.
É extremamente importante assegurar a viabilidade e a confiabilidade do sistema de bombeamento de água, pois toda a produção agrícola é dependente deste recurso e pode se perder, causando grandes prejuízos para o produtor rural. Como já mencionado, além do alto custo para perfurar poços artesianos, elevar água exige grande potência e consumo diário de energia elétrica.
Abastecimento de água seguro e sem energia elétrica
O objetivo principal é reduzir o consumo de energia elétrica no abastecimento de água para a propriedade e assim evitar aumentos indesejados em sua conta de energia elétrica, o que acaba encarecendo cada vez mais os custos da produção.
Uma forma inteligente de conseguir isso é aproveitar os recursos hidráulicos já disponíveis na sua propriedade rural e que estão sendo desperdiçados, para acionar uma Bomba à Roda D’água, esta é uma solução de bombeamento totalmente autônoma, confiável e viável, sem a necessidade de utilizar energia elétrica. Vamos falar mais sobre esta alternativa a seguir.
A solução de Bombas à Roda D’água
A Bomba à Roda D’água utiliza para o seu acionamento a própria água já existente em mananciais, nascentes, rios ou lagos da sua propriedade. Pode ser utilizada para as mais diferentes atividades — abastecimento próprio, pecuária, criação de animais, hortas, pomares, entre outras aplicações.
Para isso, utiliza uma Bomba de pressão dotada de Pistões, e uma Roda d’água. Os Pistões realizam movimentos alternados para realizar a movimentação da água, que é succionada pelo vácuo criado através do recuo de um Pistão enquanto o outro realiza a compressão da água, em um ciclo contínuo.
Desta forma a água pode ser levada da fonte até o local necessário, sem o uso de energia elétrica para isso.
Quais são suas vantagens?
Além da economia de energia elétrica em sua propriedade, o uso da Bomba à Roda D’água traz também vários outros benefícios. Entenda os principais a seguir e aproveite para tirar as suas dúvidas.
Funcionamento contínuo
Uma das grandes vantagens das Bombas à Roda D’água é a possibilidade de uso contínuo, ou seja, ela funciona dia e noite, 24 horas por dia e com baixíssima manutenção devido ao seu sistema altamente resistente e durável. Assim, ela é perfeitamente capaz de manter uma alta confiabilidade no abastecimento de água por décadas.
Dimensionado para as suas necessidades
Outra vantagem das Bombas à Roda D’água é a possibilidade de seu uso dimensionado de acordo com a necessidade e as condições do local. Ela pode funcionar nos mais diferentes cenários, até mesmo em locais com pequenas quedas d’água e pouco volume de água para o acionamento.
O sistema precisa apenas de uma queda d’água de pelo menos 1 metro de altura e um volume de água entre 0,5 L e 60 L por segundo para acionar a Roda D’água.
Diversidade de aplicações
A Bomba à Roda D’água pode ser utilizada para diversas atividades, tais como:
- pecuária — criação de bovinos, suínos, aves, caprinos, ovinos, entre outros;
- consumo doméstico — abastecimento de água para o uso humano;
- limpeza de ambientes e processos de lavagem da produção;
- piscicultura;
- irrigação de hortas e pomares;
- irrigação por gotejamento;
- abastecimento de pulverizadores;
Com isso, percebe-se a versatilidade dessa opção para o setor agro, sendo um investimento que trará um bom retorno.
Facilidade de manutenção
Como você já viu, o sistema de Bombas à Roda D’água é simples e eficiente, portanto, requer baixíssima manutenção. Além disso, ao adquirir um equipamento de qualidade, terá um item durável e confiável, cujo o manuseio é fácil e pode ser feito mediante instruções básicas.
Para realizar manutenções periódicas, basta realizar a troca de óleo a cada quatro meses, engraxar o Mancal a cada seis meses e substituir a vedação dos Pistões uma vez ao ano.
Instalação facilitada
Como é um sistema fácil de ser aplicado, é possível realizar a instalação facilmente, sem precisar contratar mão de obra especializada para esse fim. Com isso, você não precisa ter gastos elevados com a implementação nem com a manutenção. Interessante, não é?
Abastecimento de água de forma sustentável
Ao utilizar a Bomba à Roda D’água, você optará por uma estrutura que é sustentável, amigável ao meio ambiente, e bastante duradoura. Assim, consegue agregar um valor maior à produção do seu agronegócio e garante um equipamento que será utilizado em longo prazo.
Ganhos maiores
Se você tem menos custos com energia elétrica no abastecimento de água, você é capaz de aumentar ou diversificar sua produção agrícola evitando novos custos, ajudando você a potencializar os seus lucros e ganhos.
Como escolher a Bomba à Roda D’água ideal?
Agora que você sabe quais são as vantagens de utilizar as Bombas à Roda D’água para trazer economia na conta de energia elétrica, é importante escolher uma que seja, de fato, eficiente e proporcione todos os benefícios que listamos acima.
Para isso, é fundamental saber o que você precisa observar para determinar a sua Bomba à Roda D’água ideal. Veja os principais pontos que merecem a sua atenção:
- verifique as características das fontes de água da sua propriedade — localização, volume de água, etc.;
- certifique-se de escolher o equipamento mais eficiente e confiável;
- avalie a reputação das organizações que está prospectando;
- confira a avaliação e o feedback de outros clientes da empresa;
- escolha os equipamentos mais duráveis e eficientes.
Ao utilizar solução de Bomba à Roda D’água você aumenta suas possibilidades de ganho e reduz o custo de energia elétrica da propriedade rural, isso é fundamental para tornar os seus processos produtivos mais eficientes e, consequentemente, ter menos gastos internos. Com isso, você consegue potencializar seus lucros. Muito bom, não é?
Gostou deste artigo? Se quiser saber mais sobre como escolher a Roda D’água ideal pra você confira nosso artigo do Passo a passo de como instalar uma roda d’água.
2 thoughts on “Como bombear água no campo sem custo de energia elétrica”